Aposentadoria por Tempo de Contribuição Antes e Depois da Reforma Previdenciária

O texto da Reforma Previdenciária enviado pela Câmara dos Deputados para votação no Senado Federal, caso seja aprovado, alterará substancialmente a aposentadoria por tempo de contribuição, pois haverá a exigência de idade mínima e modificações no modo de calcular o valor do benefício.

A Reforma estabelece regras de transição que possuem a finalidade de amenizar o impacto das mudanças sobre os segurados que estão próximos de se aposentar, mas que não têm direito à concessão do benefício antes da Reforma. As principais regras de transição são:

1.Regra da idade progressiva:

Essa regra exige que os homens completem 35 anos e as mulheres 30 anos de contribuição, bem como estabelece o requisito idade progressiva. Para os homens, a idade mínima será de 61 anos em 2019, com acréscimo de 6 meses por ano até atingir 65 anos em 2027, enquanto para as mulheres a idade mínima será de 56 anos em 2019, aumentando seis meses por ano até chegar aos 62 anos em 2031.

Para os segurados que optarem por essa regra, o valor do benefício será calculado sobre a média de todos os salários a partir de julho de 1994, multiplicada por 60%, acrescido de 2% para cada ano acima de 20 anos de contribuição para homens e acima dos 15 anos para mulheres.

2.Regra do pedágio de 50%:

A regra é a opção para quem está há dois anos ou menos de aposentar, isto é, se aplica a homens com no mínimo 33 anos de contribuição e às mulheres com 28 anos até a data da Reforma. Caso o trabalhador opte por essa regra, será exigido um pedágio de 50% do tempo que faltava para se aposentar (35 anos para homens e 30 para mulheres). Ex.: se faltar um ano para se aposentar, o segurado terá que contribuir mais 50% desse tempo para requerer a aposentadoria, ou seja, 6 meses.

O cálculo do benefício será efetuado da mesma maneira como é elaborado atualmente, isto é, baseado na média aritmética das 80% maiores contribuições a partir de julho de 1994, com descarte das 20% menores, com a possibilidade aplicação do fator previdenciário.

3.Regra do pedágio de 100%:

A regra exige a idade mínima de 60 anos para homens e de 57 anos para mulheres, bem como obriga o segurado a cumprir um pedágio de 100% do tempo que falta para se aposentar no momento da Reforma. Ex.: se um homem possui 33 anos de contribuição, faltam 2 anos para a aposentadoria, então será necessário contribuir por mais quatro anos para se aposentar.

Se a regra de transição com pedágio de 100% for adotada, o valor do benefício será de 100% da média alcançada sobre 80% das maiores contribuições desde julho de 1994 e não haverá a incidência do fator previdenciário.

As novas normas previdenciárias e as regras de transição são bastante prejudiciais aos segurados, pois exigirão idade mínima e haverá a diminuição do valor da aposentadoria por tempo de contribuição de acordo com cada caso de regra de transição. Por isso, caso cumpra os requisitos para requerer o benefício, o momento ideal para fazer isso é antes da Reforma Previdenciária, pois serão aplicadas as leis previdenciárias atuais, mais benéficas.

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!