APOSENTADOS POR INVALIDEZ E BENEFICIÁRIOS DE AUXÍLIO-DOENÇA PODEM SER AFETADOS PELO PENTE FINO DO INSS?

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22.2″ custom_padding=”0px|||||”][et_pb_row _builder_version=”3.25″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″]

Se você é aposentado por invalidez ou recebe auxílio-doença fique atento às novas regras estabelecidas pela MP (Medida Provisória) nº 871 de 18/1/19, que instituiu o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (aposentadoria por invalidez e auxílio-doença). Além de endurecer as regras para dificultar a manutenção dos benefícios previdenciários concedidos, o Programa objetiva revisar os mantidos sem perícia pelo INSS, por período superior a seis meses, e que não possuam data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação profissional, bem como reexaminar outros benefícios de natureza previdenciária, assistencial, trabalhista ou tributária. 

 Em relação à aposentadoria por invalidez, o Programa de Revisão prevê que os segurados com idades entre 55 e 59 anos e que recebem o benefício há mais de 15 anos podem ser notificados pelo INSS para realizarem uma reavaliação pela perícia médica a fim de constatar se ainda estão incapazes para o trabalho. Se o órgão não confirmar a invalidez, o benefício será cessado. Ressalta-se que a nova regra trazida pela MP nº 871 revogou a anterior, que dispensava os aposentados de 55 a 59 anos dessa reavaliação. No que tange aos aposentados com 60 anos ou mais de idade, a MP manteve a regra de não os submeter ao reexame.

 Assim como os aposentados por invalidez, os beneficiários do auxílio-doença também estão sujeitos à notificação do INSS para se submeterem a nova avaliação pericial para certificar se estão temporariamente incapazes para o trabalho em decorrência de alguma doença ou acidente. Caso a incapacidade não seja reconhecida, o benefício será cessado.

 Além da reavaliação do beneficiário, o Programa de Revisão tem outro intuito em relação ao auxílio-doença, que é o cancelamento do pagamento do benefício se forem identificadas irregularidades, como, por exemplo: segurado que volta a trabalhar, mas continua recebendo auxílio-doença; benefício que está há muito tempo sem ser sacado; morte do beneficiário e benefícios já suspensos por alguma irregularidade, como o aguardando documentação. Destaca-se que se o auxílio-doença for cessado, o segurado sofrerá o risco de precisar retornar ao trabalho ainda que não tenha condições para isso.

Caso o aposentado por invalidez e o beneficiário de auxílio-doença sejam notificados para realizar perícia médica no INSS, devem comparecer e apresentar o máximo de documentos que comprovem a incapacidade laborativa, como relatórios médicos recentes, atestados, exames, receituários e tratamentos realizados. Caso a Previdência Social declare a ausência de incapacidade para o trabalho e cesse os benefícios, apesar de os segurados efetivamente não possuírem condições físicas ou psíquicas de retornar às suas atividades por força de recomendação médica, aconselha-se consultar um especialista em Direito Previdenciário para orientar na elaboração e interposição de um recurso administrativo no próprio INSS para tentar reverter a situação. Caso ele seja negado, é necessário acionar um advogado para propor uma ação específica que reestabeleça o benefício cessado indevidamente.

Portanto, se você for aposentado por invalidez ou beneficiário do auxílio-doença e receber uma notificação do INSS para realização de reavaliação de perícia médica, ou mesmo uma comunicação informando que seu benefício foi cessado, consulte-nos através de nossa Parceria Especializada em Direito Previdenciário para tomar as medidas extrajudiciais e judiciais necessárias para garantir a sua manutenção e evitar ainda mais dissabores e prejuízos.

 

[/et_pb_text][et_pb_team_member name=”Rodrigo de Abreu Gonzales” position=”Advogado” image_url=”https://dsgadvogados.com.br/wp-content/uploads/2016/02/2.jpg” admin_label=”Rodrigo de Abreu Gonzales” _builder_version=”3.0.87″ animation=”bottom” border_color_all=”#1e73be” border_style_all=”solid” use_border_color=”on” border_color=”#1e73be” border_style=”solid” saved_tabs=”all”]

Leia mais artigos deste autor…

[/et_pb_team_member][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!