Como Fica o Pagamento do 13º em Virtude da Suspensão ou Redução dos Salários Nesta Pandemia?

Com a chegada do final do ano, muitos empregados aguardam ansiosamente pelo pagamento da gratificação natalina, conhecida como 13º salário.

Entretanto, esse ano a expectativa está diferente, eis que tanto empregadores quanto empregados estão em dúvida de como ocorrerá o pagamento da referida gratificação, considerando o fato atípico ocorrido em virtude da pandemia da COVID-19, que foi a redução dos salários e jornada ou suspensão do contrato de trabalho.

Mas afinal, como ocorrerá esse pagamento do 13º? Haverá desconto?

Para responder essas dúvidas, o Governo Federal divulgou, no dia 17 de novembro, a Nota Técnica nº 51520/2020/ME para disciplinar a matéria.

Segundo as orientações contidas na Nota Técnica, a gratificação natalina deverá ser calculada com base na remuneração integral do funcionário no mês de dezembro, sem influência das reduções temporárias de jornada e salário.

Ainda, prevê a Nota que o benefício deverá ser pago integralmente mesmo que os funcionários estejam em dezembro com redução de jornada ou salário. Isto quer dizer que, independente de o empregado ainda estar sob as condições previstas para redução de salário e jornada, para o pagamento do 13º, deverá ser considerado seu salário integral constante em registro.

Com relação aos contratos suspensos, a Nota Técnica determina que o período em que o funcionário não trabalhou não será considerado para o cálculo do 13º, a não ser que ele laborado por mais de 15 dias no mês, ocasião em que o mês será considerado para o pagamento do benefício.

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!