Reforma Trabalhista Contrato Autônomo e Trabalho Intermitente

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″]Continuando a apresentar algumas das principais alterações promovidas pela Lei nº 13.467/2017, que entrarão em vigor a partir de novembro de 2017, hoje falaremos do contrato com trabalhador autônomo e do trabalho intermitente, os pontos mais polêmicos da reforma trabalhista.

– Contrato autônomo (art. 442-B):

Dispões o artigo 442-B: “A contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista no art. 3o desta Consolidação” (grifo nosso).

 Apesar da norma inicialmente parecer um salvo conduto para contratação de autônomos, diminuindo muitas vezes o custo do trabalhador (por não haver o pagamento dos encargos trabalhistas), é muito importante o cuidado na avaliação do novo dispositivo legal.

 Isto porque, em nosso entendimento, o artigo já pressupões que as condições de trabalho já preencham o requisito da ausência de subordinação, própria do autônomo, pois, se houver subordinação, não importa a forma de contratação ela poderá ser anulada e reconhecido o vínculo empregatício (art. 9º da CLT).

Em linhas gerais, podemos entender por subordinação, a ascensão do empregador sobre o empregado em relação ao: poder de organização, poder de controle e poder disciplinar. Pode o empregador demitir, mesmo sem justo motivo, alterar o turno de trabalho, transferir de localidade se houver necessidade dos serviços, alterar as atribuições do empregado, controlar o cumprimento da jornada de trabalho, bem como aplicar penalidades, tais como advertência, suspensão e demissão por justa causa.

– Trabalho intermitente (arts. 443 e 452-A):

Não obstante as críticas que se faz ao instituto, pelo ponto de vista do empregador, mostra-se como um importante instrumento jurídico a favor das empresas médias e pequenas e, principalmente, daquelas destinadas a eventos que necessitam, em momentos específicos, de aumento da mão de obra, a exemplo de restaurantes com demandas esporádicas de festas e eventos. Lembrando, que o trabalhador também não é obrigado a aceitar o convite e pode, inclusive, trabalhar para empresas concorrentes, aumentando a demanda por seus serviços.

Para o trabalho intermitente, o empregador deverá observar os seguintes requisitos:

  • Jornada específica: O empregador, convida o empregado para trabalhar em uma jornada especificada em horas, dias, semanas ou meses.
  • Obrigatoriedade de contrato escrito: contendo o valor da hora que não pode ser inferior ao mínimo ou àquele devido aos demais empregados que exerçam a mesma função.
  • Convocação pelo empregador: O convite deve ter antecedência mínima de 3 dias corridos, com a indicação da jornada, podendo ser por qualquer meio de comunicação, exemplo: e-mail, whatszap, etc.
  • Resposta facultativa pelo empregado: a resposta deve dada em 1 (um) dia útil, caso não responda o convite, presume-se a recusa no trabalho, hipótese que não lhe será aplicada nenhuma sanção.
  • Remuneração: imediata, após termino da prestação de serviços, com reflexos em férias, 13º, DSR, adicionais – obs: direito à férias.

 

OUTRAS ALTERAÇÕES DA REFORMA CLIQUE AQUI

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

 
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!