O Cadastro Ambiental Rural (CAR), sua importância e prazo de entrega

Cadastro Ambiental Rural

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.22″][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text admin_label=”Texto” _builder_version=”3.27.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]Com o advento do Código Florestal, Lei 12.651/12, regulado pelo Decreto 7.830/12, foi instituído o Cadastro Ambiental Rural ou simplesmente CAR, que é um registro público eletrônico, de abrangência nacional, que deve ser entregue ao órgão ambiental competente1 (estadual ou municipal).

O CAR é obrigatório para toda propriedade rural e tem como finalidade formar uma base de dados estratégica ao controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Como exemplo da abrangência da legislação, citamos seu art. 12, “Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal, sem prejuízo da aplicação das normas sobre as Áreas de Preservação Permanente, observados os seguintes percentuais mínimos em relação à área do imóvel(…)”.

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 5,6 milhões de propriedades rurais do País devem fazer a inscrição, integrando informações sobre a situação das Áreas de Preservação PermanenteReserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito (pantanais e planícies pantaneiras) e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Na inscrição do imóvel no CAR é exigido do proprietário ou possuidor: (1) a sua identificação; (2) a comprovação da propriedade ou da posse e (3) a identificação do imóvel por meio de planta e memorial descritivo contendo a indicação das coordenadas geográficas, informando, em cada caso, a localização de áreas protegidas (remanescentes de vegetação nativa, Áreas de Preservação Permanente, Áreas de Uso Restrito, áreas consolidadas e Reserva Legal).

Do Prazo

O prazo fatal de entrega era 05 de maio 2016, porém, no mesmo dia do prazo fatal, de última hora, foi publicada no Diário Oficial a MP 724, que determina sua prorrogação para 05/05/2017, em total sinal de desrespeito ao contribuinte.

Importância

Independente da prorrogação do prazo limite para entrega, a referida obrigação já vem sendo exigida de produtores rurais, para ratificar a regularidade cadastral junto a fornecedores.

Aponta-se ainda que, os cartórios de registros imobiliários já exigem o número do cadastro no CAR para transferências de propriedade, registros de usucapião, registros de inventários, etc., ou seja, sem o CAR o proprietário de imóvel rural, atualmente, não consegue registrar a alteração na matrícula do imóvel rural, sem a qual não há transferência de propriedade, segundo o Código Civil, in verbis:

“Art. 1.245. Transfere-se entre vivos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis.

§ 1o Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel.”

Temos ainda que, antes da vigência do atual Código Florestal (Lei 12.651/12), o assunto era regulado por meio da Lei 4.771/64 que exigia a averbação da Reserva Legal junto à matrícula do imóvel. A nova Lei desobrigou esta averbação, desde que se entregue o CAR, dispensa esta que está gerando muita discussão no meio jurídico, dada importância da publicidade dos registros públicos.

Como alternativa, visando à publicidade, pode ser realizada a averbação da inscrição e informações do CAR no Cartório de Registro de Imóveis.

Conclusão

É imperioso reiterar a importância e abrangência desta obrigação criada pelo Código Florestal e, apesar da prorrogação da data final de entrega para 2017, para aqueles que ainda não entregaram, é indispensável sua realização o mais breve possível, sem a qual, já há limites ao uso da propriedade.

  1. http://www.car.gov.br/ ↩︎

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!