SANCIONADA LEI QUE GARANTE IGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

Com objetivo de garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o Projeto de Lei n° 1.085, nesta segunda-feira (03/07/23).

A nova Lei dispõe que é obrigatória a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens para a realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função.

A Lei altera a CLT e inclui em seu art. 461 a previsão de indenizações por danos morais na hipótese de discriminação por motivo de SEXO, RAÇA, ETNIA, ORIGEM OU IDADE, pagamento das diferenças salariais devidas e majoração de multas às empresas, nessas hipóteses, para 10(dez) vezes o valor do salário.

Pelo texto, o Poder Executivo federal disponibilizará uma “plataforma digital” onde empresas com 100 ou mais funcionários deverão alimentar, semestralmente, com relatórios de transparência salarial e de critérios remuneratórios que permitam a comparação objetiva entre salários, proporção de cargos de direção, gerência e chefias preenchidas por mulheres e homens, respeitadas as disposições da Lei. 13.709/2018 (LGPD).

Sendo identificada desigualdades salariais a empresa deverá apresentar plano de ação para mitigar a desigualdade com metas e prazos.

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!