O INSS notificou quatro milhões de beneficiários para realizar a prova de vida com o objetivo de comprovar que estão vivos e consequentemente aptos a continuar recebendo seus benefícios previdenciários. A convocação foi realizada apenas para quem não teve a comprovação feita de forma automática pelo INSS a partir do cruzamento de informações disponíveis para o governo federal, tais como movimentações bancárias, renovação de documentos, consultas ao SUS e vacinação.
Se a prova de vida não foi feita, o segurado recebe uma notificação no extrato do banco que efetua o pagamento do seu benefício. Se não recebeu o aviso não precisa se preocupar neste momento.
A prova de vida pode ser feita de forma presencial na agência bancária responsável pelo pagamento do benefício (é necessário levar documento de identificação com foto) ou online pelo site Meu INSS, pelo aplicativo ou site do banco.
Importante destacar que há risco de o benefício ser bloqueado temporariamente se a prova de vida não for realizada no prazo de 30 dias do aviso. Caso haja bloqueio, o pagamento é restabelecido após a realização da prova de vida e os valores suspensos serão pagos normalmente.
É possível verificar se a prova de vida foi realizada de forma automática através do site ou aplicativo bancário, bem como através do site ou aplicativo Meu INSS (faça login com CPF e senha gov.br e procure a opção “Prova de Vida” no menu inicial). O sistema mostrará se a prova de vida foi feita automaticamente e se está válida ou se há pendências. Se constarem pendências é preciso regularizar no prazo.
Estamos à disposição para os esclarecimentos necessários.


