FRAUDE NO INSS – SAIBA MAIS 

Beneficiários da Previdência Social que sofreram descontos indevidos relacionados à fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que contestaram os descontos e não receberam resposta das entidades envolvidas, podem aderir ao plano de ressarcimento oferecido pelo INSS. 

A adesão, que é gratuita, é necessária para que o beneficiário receba a devolução dos valores diretamente em sua conta, sem precisar recorrer à Justiça. 

Não é necessário enviar documentos adicionais e, após a adesão, o valor será depositado diretamente na conta onde o beneficiário já recebe o benefício. 

A aceitação do acordo se dá pela aplicativo Meu INSS, com o CPF e senha. 

Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (caso haja mais de um). 

Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”. 

Clique em “Enviar” e pronto. Depois, é só aguardar o pagamento. 

Em relação aos pensionistas e aposentados que estão em negociação com as associações, esses casos estão sendo subdivididos. 

Quando não houver acordo, é gerado uma GRU [Guia de Recolhimento da União] para a instituição que fez os descontos fazer o pagamento administrativamente depois o INSS confere se o reembolso é mesmo devido, evitando-se assim, a fraude da fraude. 

Nos casos de quem entrou com ação judicial, o segurado ainda pode optar por abrir mão do processo e solicitar o acordo, recebendo os valores através de uma Requisição de Pequeno Valor – RPV, além dos honorários advocatícios fixados em 5%. 

Para as pessoas idosas com descontos iniciados após março de 2024 e que tinham 80 anos na época, o INSS cuidará da contestação de ofício, segundo o INSS. 

Se você tiver dificuldade, recomenda-se consultar uma assessoria que seja de sua confiança! 

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn
Iniciar conversa
Fale com escritório DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!