SIMPLIFIQUE SUA VIDA COM A NOVA DECISÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA 

Agora ficou mais fácil e rápido resolver inventários, partilhas de bens e divórcios consensuais, mesmo quando há herdeiros menores de 18 anos ou pessoas incapazes envolvidas.  

A partir de recente decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), essas questões de família podem ser feitas diretamente em cartório, sem a necessidade de passar por um processo judicial. 

Por que isso é importante? 

1. Rapidez e Menos Estresse: Com essa mudança, as questões familiares podem ser resolvidas em menos tempo, sem a burocracia e a demora do Judiciário. Isso significa menos estresse e mais agilidade. 

2. Segurança e Consenso: Para realizar um inventário em cartório, é necessário que todos os herdeiros estejam de acordo. Além disso, a parte que pertence ao menor ou incapaz será devidamente garantida, assegurando que todos recebam o que têm direito. 

3. Validação do Ministério Público: Quando há menores ou incapazes envolvidos, o cartório enviará o inventário para o Ministério Público validar, garantindo que a divisão dos bens seja justa. Se houver qualquer problema, a escritura será obrigatoriamente submetida ao Judiciário. 

4. Divórcios Consensuais mais Simples: Nos casos de divórcios consensuais que envolvam filhos menores ou incapazes, as questões de guarda, visitas e pensão alimentícia serão previamente aprovadas pelo Judiciário, garantindo que os interesses dos filhos sejam protegidos. 

Como um advogado pode te ajudar? 

A simplificação não dispensa o apoio de um advogado especializado para guiar você nas decisões mais adequadas para seu caso, principalmente se houver menores ou incapazes envolvidos, ou se a divisão dos bens não for igualitária.  

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com escritório DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!