A LGPD E O PROCESSO SELETIVO DE EMPREGADOS

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18) muito se discute sobre as relações que serão impactadas pelas novas normas de segurança e proteção de dados, sendo que uma das áreas que necessitará de adequação, é a proveniente das relações trabalhistas.

Na seleção de pessoal, vários dados são fornecidos pelos candidatos às vagas de emprego quando em enviam seus currículos. Nesse sentido, é imperioso que os empregadores já solicitem o consentimento dos candidatos para o seu armazenamento, mesmo que temporário, desses dados fornecidos para a participação nos processos seletivos.

Caso não seja tomado o consentimento expresso dos candidatos, os dados fornecidos precisarão ser excluídos do banco de dados, devendo ser informado aos candidatos por quanto tempo as informações solicitadas serão conservadas até o preenchimento da vaga.

Esse consentimento é necessário na fase de seleção dos candidatos e também para aqueles que forem contratados, sendo que a LGPD autoriza o tratamento de dados referentes à previdência social, salário-família, imposto de renda, vale-transporte etc., nos termos do inciso II, do artigo 7º da Lei.

Não bastassem os cuidados rotineiros e os acima citados, os empregadores não podem solicitar informações que caracterizem discriminação ou preconceito em relação aos candidatos.

Tudo ainda é muito novo neste cenário da LGPD, mas é certo que adequações são necessárias no tratamento de dados pessoais dos candidatos, tudo para que os processos seletivos não se tornem um passivo trabalhista.

Para que a LGPD não se torne um problema para a organização, cada dia fica mais claro a necessidade de uma assessoria jurídica contínua e acessível.

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!