Acidente de Trajeto e a Reforma Trabalhista

[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.21″ custom_padding=”19px|0px|54px|0px|false|false”][et_pb_row _builder_version=”3.21″ custom_padding=”4px|0px|27px|0px|false|false”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.21″][et_pb_text _builder_version=”3.21″]

Com o advento da reforma trabalhista, surgiram bons argumentos para defender que o acidente de trajeto não configura mais acidente de trabalho, nem que há obrigatoriedade de emissão de CAT pelos empregadores.

Segundo entendimento, a lei que equiparava o acidente de trajeto ao acidente de trabalho, teria sido revogada tacitamente por conta da exclusão do tempo à disposição pelo empregado no período do percurso na vinda ou na volta ao local de trabalho.

Mesmo antes da Reforma Trabalhista, o Conselho Nacional de Previdência Social (“CNPS”) alterou a metodologia do cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (“FAP”) e retirou o acidente de trajeto do cômputo do FAP do exercício de 2018, sob o fundamento de que o empregador não tem influência/ingerência sobre os acontecimentos que ocorrem no trânsito, longe da sua fiscalização.

 Diante desse contexto, em que tanto o CNPS como a nova legislação trabalhista não consideram que o empregado esteja à disposição do empregador durante o percurso entre a residência e o local de trabalho e vice-versa, parte dos doutrinadores entende que o artigo 21, IV, “d”, da lei 8.213/91 teria sido tacitamente revogado pela Lei 13.467/17.

O entendimento é que a legislação previdenciária não poderia conceituar um acidente de trajeto como sendo de trabalho, quando a própria legislação trabalhista afirma que o empregado não estaria à disposição do empregador.

Com a nova tendência estamos falando de dois importantes aspectos práticos que reduziriam os custos com a folha de pagamentos: a)  o acidentado no trajeto não teria mais direito a estabilidade por 12 meses após a cessação do auxílio-doença, que deixaria de ser acidentário e passaria a ser previdenciário e b) o recolhimento do FGTS do período de afastamento deixaria de ser obrigatório.

 Esta novidade é polêmica e gera questionamentos, pois, se o empregador entender que o acidente de trajeto deixou de ser acidente do trabalho, não emitirá CAT ao se deparar com o episódio, mas estará sujeito à multa administrativa.

Em suma, com a Reforma Trabalhista, há bons argumentos para defender que o acidente de trajeto não configura mais acidente de trabalho, nem que há obrigatoriedade de emissão de CAT nessas ocasiões.

Aguardemos para ver como a jurisprudência se comportará sobre a matéria.

[/et_pb_text][et_pb_team_member name=”Dagoberto Silvério da Silva” position=”Advogado” image_url=”https://dsgadvogados.com.br/wp-content/uploads/2016/02/7.jpg” admin_label=”Dagoberto Silvério da Silva” _builder_version=”3.0.87″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” border_width_all=”0px” border_color_all=”#1e73be” border_style_all=”solid” custom_padding=”20px|20px|20px|20px” animation=”bottom” use_border_color=”on” border_color=”#1e73be” border_style=”solid” saved_tabs=”all” global_module=”1398″]


Leia mais artigos deste autor…

[/et_pb_team_member][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!