Alteração das Condições de Trabalho

Trabalho

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.22″][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text admin_label=”Texto” _builder_version=”3.27.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

O contrato de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado entre o empregador e empregado (artigo 443, CLT).

Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento e, ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia ( Princípio legal da imodificabilidade).

Todavia, em certas situações excepcionais, o empregador poderá proceder à alteração das cláusulas contratuais, sem o consentimento do empregado, de forma lícita (Princípio jus variandi).

Essas alterações estão relacionadas com a função do empregado e o local da sua prestação de serviços.

A CLT estabelece algumas condições lícitas em que o empregador poderá alterar o contrato de trabalho, a saber:

  • alteração funcional de curta duração, a título excepcional ou para suprir situações de emergência, sempre em caráter transitório, sem prejuízo salarial (artigo 450, CLT e Súmula 159, TST);
  • readaptação profissional por causa previdenciária (artigo 461, § 4º, CLT);
  • reversão do empregado chamado a ocupar cargo de confiança ao seu antigo cargo (artigo 468, parágrafo único, CLT);
  • alteração do local (é o local, o estabelecimento, onde o empregado presta seu serviço e que pode ser exemplificado: oficina, escritório, garagem, etc.) de trabalho do empregado;
  • empregado que exerce de cargo de confiança (artigo 469, § 1º, CLT);
  • extinção de estabelecimento (artigo 469, § 2, CLT);
  • em caso de real necessidade de serviço, hipótese em que ficará sujeito ao pagamento de um adicional de 25% (vinte e cinco por cento) do salário percebido pelo empregado, enquanto perdurar a situação (artigo 469, § 3º, CLT).

Quanto à alteração de horário de trabalho, tais alterações não significariam prejuízos, ao contrário, em alguns casos poderiam ser até benéficas para os funcionários. Por outro lado, modificações que acarretem a mudança do turno diurno para o noturno são consideradas, em tese, ilícitas, pois impõem ao empregado a prestação dos serviços em condições mais desgastantes, afetando também o convívio familiar.

Da mesma forma quanto à alteração de função, pois não pode haver diminuição da remuneração do empregado, e, que não represente rebaixamento para o empregado.
Finalmente, cabe registrar que o dirigente sindical não pode ser transferido de local de trabalho (artigo 543, CLT).
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!