CONTROVERTIDA A DECISÃO QUE PREVIA A SUBSTITUIÇÃO DO IGP-M PELO IPCA

Recentemente, foi anunciada decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que determinou a substituição do índice IGP-M pelo IPCA em contratos de locação comercial, em razão da pandemia e a grande baixa nas vendas no período, o que impossibilitaria os comerciantes de honrar o previamente pactuado. A Justiça Paulista concluiu que a manutenção do índice IGP-M causaria desequilíbrio contratual.

Contudo, Tribunais de outros estados, têm apresentado decisões diferentes.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, analisando caso análogo, manifestou-se no sentido que os índices de correção monetária foram prévia e livremente pactuados entre as partes e, que, não há que se falar em alteração, sem a concordância dos interessados.

Assim, as partes integrantes de uma negociação comercial são livres para dar aos seus contratos os conteúdos que considerem desejáveis, bem como alterá-los posteriormente para uma melhor readequação, se for de interesse mútuo.

Portanto, o regulamento do contrato é resultado da vontade das partes, gerando equilíbrio aos interesses.

O recomendado em casos como estes é a prévia análise do caso concreto e a livre negociação das partes, para estabelecer termos onde se vise o equilíbrio de interesses.

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!