Direitos do Consumidor sobre Serviços de Telecomunicações

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.22″][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text admin_label=”Texto” _builder_version=”3.27.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]Os usuários dos serviços de telecomunicações, assim entendidos a telefonia móvel e fixa, a internet e a TV por assinatura, muitas vezes não têm conhecimento dos direitos que lhes são assegurados e dos deveres que são impostos às prestadoras dos serviços pela Agência Reguladora – ANATEL.

Um destes deveres é a proibição da venda casada de produtos. As prestadoras dos serviços não podem condicionar a venda de um produto à aquisição de outro. Por exemplo, não podem exigir que o consumidor assine a TV fechada para ter direito a assinar a internet banda larga. Os dois serviços têm que estar disponíveis separadamente.

O que a regulamentação permite é a Oferta Conjunta, na qual os produtos e serviços são oferecidos conjuntamente, por um valor único. Estes são os conhecidos “combos”. Aqui, o consumidor não é obrigado a comprar um produto para obter o outro, pois, caso prefira, poderá adquirir os produtos/serviços separadamente, e, para tanto, a prestadora do serviço tem a obrigação de informar ao consumidor o valor de cada serviço no conjunto e na forma avulsa, para que a escolha seja livre.

O consumidor tem o direito de requerer a suspensão temporária destes serviços, sem que lhes seja cobrada assinatura ou qualquer outro valor durante o período de suspensão, no caso de férias, por exemplo.

A suspensão é disponibilizada aos consumidores adimplentes e pode ser requerida pelo prazo de 30 (trinta) a 120 (cento e vinte) dias, uma vez a cada 12 (doze) meses e a prestadora do serviço deve atender à solicitação do consumidor no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. Tanto a solicitação da suspensão quanto a reativação do serviço são gratuitas e podem ser requeridas por meio do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC) das prestadoras.

O primeiro passo para ter seu direito respeitado é conhecê-lo e, se ele for negado, exigi-lo.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!