Justa Causa por Comentário em Redes Sociais

Redes Sociais

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.22″][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text admin_label=”Texto” _builder_version=”3.27.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]A utilização de redes sociais para assuntos pessoais e profissionais não é novidade, mas os reflexos de todo conteúdo inserido nelas, nas mais diversas relações sociais, demonstram que estamos longe de conseguir mensurar a real dimensão delas em nossas vidas.

Nas relações de emprego, não é diferente, nossos Tribunais, vem considerando comentários desrespeitosos em redes sociais, prejudiciais à empregadora, um motivo para dispensa por justa causa.

Um destes exemplos foi a recente decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas), processo n. 0000656-55.2013.5.15.0002, que considerou o “ato de curtir no Facebook” comentários feitos por outra pessoa, ofensivo à empresa em que trabalhava aquele que curtiu. A prática foi considerada como ato lesivo à honra e à boa fama contra o empregador, o que configura a justa causa conforme a letra “k” do artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O que as decisões trabalhistas vêm concluindo é que, as opiniões públicas inseridas nas redes sociais podem caracterizar a quebra da fidúcia (confiança), que deve imperar na relação de emprego. E mais: tais manifestações violam o Código de Conduta e disseminam um comportamento contrário à ética e boa fé objetiva de qualquer contrato, com o agravante da impossibilidade de se mensurar o número de acessos.

Portanto, é imperiosa uma leitura dinâmica das redes sociais e dos reflexos das opiniões nelas inseridos.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!