STJ DECIDE QUE CONDOMÍNIO PODE PROIBIR ALUGUEL POR AIRBNB

Em decisão recente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou entendimento no sentido de que as convenções de condomínio podem proibir os moradores (proprietários) de alugarem seus imóveis através da plataforma virtual Airbnb. O Airbnb é uma plataforma virtual onde usuários alugam, por temporada, imóveis para determinada estadia, o que gera uma grande circulação de pessoas nos condomínios, haja vista o caráter de rotatividade das estadias. Foi devido ao grande fluxo de pessoas nos condomínios que levaram condomínios a procurar o Poder Judiciário para decidir sobre a questão. Em julgamento, o STJ entendeu que, caso a convenção do condomínio preveja a destinação residencial das unidades, os proprietários não poderão alugar seus imóveis por meio de plataformas digitais. No entanto, a convenção do condomínio pode autorizar a utilização das unidades nessa modalidade de aluguel. Tal entendimento não foi firmado em efeito “erga omnes” ou seja, a todos os casos, de modo que deverá ser analisada a questão posta em debate antes de se utilizar de tal entendimento.

Em decisão recente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou entendimento no sentido de que as convenções de condomínio podem proibir os moradores (proprietários) de alugarem seus imóveis através da plataforma virtual Airbnb.

O Airbnb é uma plataforma virtual onde usuários alugam, por temporada, imóveis para determinada estadia, o que gera uma grande circulação de pessoas nos condomínios, haja vista o caráter de rotatividade das estadias.

Foi devido ao grande fluxo de pessoas nos condomínios que levaram condomínios a procurar o Poder Judiciário para decidir sobre a questão.

Em julgamento, o STJ entendeu que, caso a convenção do condomínio preveja a destinação residencial das unidades, os proprietários não poderão alugar seus imóveis por meio de plataformas digitais. No entanto, a convenção do condomínio pode autorizar a utilização das unidades nessa modalidade de aluguel.

Tal entendimento não foi firmado em efeito “erga omnes” ou seja, a todos os casos, de modo que deverá ser analisada a questão posta em debate antes de se utilizar de tal entendimento.

Textos Relacionados

Compartilhe esse artigo!

Facebook
LinkedIn

Esse site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência.
Clique em "Aceitar" para seguir ou "Política de Privacidade" para saber mais.

Iniciar conversa
Fale com a DSG
Olá,
Envie sua mensagem que te retornaremos em breve.

Obrigado!